Debaixo do Barro do Chão

O grupo foi criado em 1991 por alunos do curso de Educação Física, tendo como ponto forte, não somente a dança, mas a interação com a comunidade. Trata-se de uma troca de experiências entre o meio acadêmico e a produção cultural do mundo exterior a ele, sobretudo o das manifestações populares.

sábado, 10 de abril de 2010

Estréia do Espetáculo


Parafolclórico estréia "Debaixo do Barro do Chão"
Por Ramilla Souza*

O grupo de dança Parafolclórico estréia seu novo espetáculo "Debaixo do Barro do Chão", inspirado na obra de Luiz Gonzaga, hoje, com reapresentação amanhã, no Teatro Alberto Maranhão.
O espetáculo apresenta o universo dos festejos juninos, enfocando os costumes, crendices e superstições, as adivinhações e a riqueza dos sabores, que nas suas cores e aromas, integram e alimentam a alma nordestina. Materializa a vivência cultural dessas festas locais e ao mesmo tempo universais, ressaltando a importância tradicional e coletiva desse ciclo, integrando a religiosidade e a festividade, a devoção e a distração, representadas pelos santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro e pelos elementos presentes nas danças que atravessam esse período, como possibilidade de dialogar com os saberes da tradição, rememorando-os e atribuindo outros sentidos a essas manifestações.

Esse espetáculo é para o Grupo Parafolclórico da UFRN um reacender da energia e da esperança do sertão, ao celebrar a fé de um povo que festeja e comemora a alegria da fartura da colheita, sem se abalar como as adversidades do período da seca. Traz o despertar das lembranças das noites "alumiadas" pelo fogo que arde nas fogueiras, aquecendo os corações e embalando os corpos, que ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona, mexem e remexem, levantando a poeira que sobe debaixo do barro do chão.

As coreografias e músicas que compõem o espetáculo são: Pau de Fitas, com Lembrança da primavera (Luiz Gonzaga); Dança das Bandeirinhas, com música: A bandeira de São João; Viva São João Batista e Capelinha de Melão Balance, da coreógrafa Larissa Marques com a música: Retrato de um Forró de Luiz Gonzaga; Dança das Peneiras e Penerô Xerém (Luiz Gonzaga); Xaxado e Asa Branca instrumental (Luiz Gonzaga); Sangê , com O casamento da Rosa, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas; Xote (No meu Pé de Serra - Luiz Gonzaga) e, claro, Debaixo do barro do chão, acompanhada da música De onde vem o Baião, de Gilberto Gil.

http://www.correiodatarde.com.br/editorias/cultura-34122
Publicado dia 05-09-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário