Debaixo do Barro do Chão

O grupo foi criado em 1991 por alunos do curso de Educação Física, tendo como ponto forte, não somente a dança, mas a interação com a comunidade. Trata-se de uma troca de experiências entre o meio acadêmico e a produção cultural do mundo exterior a ele, sobretudo o das manifestações populares.

domingo, 13 de março de 2011

Grupo de dança da UFRN é único brasileiro em festival chinês

O Grupo Parafolclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é o único representante brasileiro convidado a participar do 8th China International Folk Art Festival, evento realizado neste domingo (3), na República Popular da China.

O espetáculo escolhido foi “Debaixo do barro do chão” que se configura em uma homenagem a Luiz Gonzaga, o grande porta-voz da cultura nordestina. A peça aborda o universo dos festejos juninos, com enfoque nos costumes, crendices e superstições, adivinhações e a riqueza dos sabores, que nas suas cores e aromas, integram e alimentam a alma nordestina.

[...]

O evento é coberto por toda a rede televisiva chinesa, bem como apreciado por outros países convidados para o festival.

O trabalho é resultado de pesquisa das danças brasileiras, no intuito de torná-las vivas na memória dos seus agentes; sejam os bailarinos, que por meio de seus movimentos corporais expressam as marcas culturais; sejam pelos espectadores, que por meio da visualização estética compreendem e reconhecem esses elementos de nossa cultura por vezes desconhecidos.

[...]

O Grupo Parafolclórico é fundamentado na perspectiva do multiculturalismo crítico e dialoga com áreas do conhecimento como Folclore, Arte, Educação Física e Ciências Sociais.

Nestes 19 anos de existência, o Grupo já atingiu um público estimado em mais de um milhão de pessoas, com seus 12 espetáculos produzidos. Possuindo um reconhecimento internacional, participando de diversos festivais, a convite da FEBRARP/UNICEF, em países como Alemanha, Portugal e Espanha.

Texto completo em: Eventos Nordeste Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário